sábado, 7 de janeiro de 2017

Barco pesqueiro naufraga próximo aos parrachos de Maracajaú, RN

Ibama estima que embarcação esteja com 5 mil litros de óleo.

Órgão teme vazamento que poder causar danos à fauna 

aquática.



Uma embarcação de 20 metros de comprimento naufragou próximo aos parrachos de Maracajaú, um dos principais ponto turísticos do Rio Grande do Norte. A embarcação é um atuneiro que trabalhava na região quando apresentou problemas. O Ibama estima que o barco esteja com 5 mil litros de óleo. De acordo com o Ibama, o óleo é altamente tóxico e, caso haja vazamento, pode causar graves danos à fauna aquática.
Os oito tripulantes usaram balsa salva-vidas e foram resgatados. O Ibama, a Capitania dos Portos e a Polícia Federal acompanham o caso.
De acordo com o Ibama, o proprietário do barco foi notificado para apresentar os planos de remoção do combustível e de remoção da embarcação. "O prazo para que ele apresentasse esse plano terminaria hoje (sexta-feira), mas como é feriado em Natal e ele tem que apresentar esse plano no Ibama aí na capital potiguar, o prazo foi estendido para segunda-feira", disse o coordenador geral de emergências ambientais substituto do Ibama, Marcelo Amorim.
Segundo ele, caso não apresente o plano dentro do prazo estabelecido, o proprietário do barco será multado. "Além de uma multa fixa, ele terá uma multa diária até que apresente o plano de remoção",explicou Amorim. A preocupação do órgão é que o óleo vaze e cause danos ambientais.
Em nota, a Capitania do Portos informou que as causas e responsabilidades serão determinadas por meio de inquérito administrativo instaurado pela Marinha do Brasil.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário